Hoje é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data, 2 de abril, foi escolhida por marcar o nascimento do dinamarquês Hans Christian Andersen. 

Ele foi o primeiro escritor a adaptar antigas fábulas para o público infantil. Nelas, incluía sempre importantes lições de moral nas entrelinhas. 

  • O Patinho Feio
  • A Pequena Sereia
  • A Roupa Nova do Rei
  • O Soldadinho de Chumbo
  • A Polegarzinha

No Brasil, também se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril. Foi nesse dia que nasceu o fabuloso escritor Monteiro Lobato

Mas por que a leitura é tão importante, desde cedo?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Ler para as crianças é uma atividade deliciosa. Mais importante: ela tem impacto direto no desenvolvimento infantil. Além disso, também ajuda a formar futuros leitores, pois crianças adoram ler, desde cedo


O hábito desenvolve a atenção, a memória e o vocabulário. E esses são apenas alguns dos benefícios trazidos pelo hábito da leitura. A constatação foi feita recentemente, em um novo estudo publicado pela USP (São Paulo). 

Para a doutora Filomena Gomes, pediatra e professora da Faculdade de Medicina da USP, a prática da leitura deve ser incentivada diariamente. Além dos benefícios já citados, ela também fortalece o vínculo emocional entre a criança e quem lê para ela. 

Isso é decisivo para o desenvolvimento afetivo da própria criança

Ler um livro é importante porque o ritual ajuda a criança a relaxar e a se preparar para o momento do sono. Atualmente, esse hábito tornou-se ainda mais valioso, pois também serve para interromper a exposição da criança diante de aparelhos digitais


Enxergando o mundo pelo olhar de outras pessoas. Isso acontece porque a criança se envolve com cada personagem das histórias. Assim, ela pode formar visões diferentes sobre o mundo.

Ah, uma dica: sabe a partir de que idade é bom dar início ao hábito de ler para seu filho? 

Desde a gravidez!

Mas essa não deve ser uma tarefa apenas da mãe: o pai ou um avô ou avó pode se sentar juntinho e ler em voz alta. Dessa maneira, formam um círculo de afeto para o bebê.