Caso você tenha filhos, provavelmente quando você ouve sobre proteção solar já te dá arrepios! Passar o protetor pode parecer um desafio enorme, principalmente se ele for cremoso e grosso. Proteger a pele das crianças é uma das coisas mais importantes que deve ser feito.

O risco de câncer de pele começa desde cedo, tanto que pelo menos cinco queimaduras solares intensas antes dos 20 anos aumentam o risco de melanoma em 80%, segundo o que diz um estudo da Universidade Brown. Ou seja, todas as famílias têm que tomar as medidas necessárias para evitar os raios UV prejudiciais.

E o fator de proteção solar (geralmente escrito como FPS nas embalagens) também é mais do que importante, afinal é ele que indica o quanto de radiação UVB pode ser filtrada antes de chegar à pele. De acordo com informações da Sundown, quando o FPS é 30, cerca de 97% da radiação é filtrada, FPS 50, filtra 97% da radiação, e FPS 100, cerca de 99%.

Mas existem formas que podem ajudar no processo de proteção do sol, usado em conjunto pode ser um potente aliado dos pais, para manter as crianças protegidas da radiação solar. Além do protetor o que pode ser usado são aquelas camisetas com proteção UV, óculos de Sol, mas o queridinho do momento são os chapéus. 

O item é ótimo para proteger a cabeça das crianças, além disso mantém fora do alcance do sol o couro cabeludo - que é muito importante tomar cuidado para não queimar e descascar, esse processo é dolorido e com os cuidados certos seu filho não irá passar por isso. 


Esse é um modelo de bucket, você pode usar e abusar nas cores (Foto: reprodução/ Joshua Alfaro)

O melhor de tudo é que o acessório pode ser usado de diversas formas, pode ser algo mais fashion e com coisas escritas, tipo os modelos que as blogueiras usam. Outro que voltou a estar em alta é o bucket, o famoso chapéu de pescador, o bom desse  modelo é que eles são mais maleáveis e podem molhar, então pode ficar tranquilo que mesmo no mar ou na piscina seu filho estará protegido. 


Mesmo os modelos mais tradicionais como esse, o importante é usar (Foto: reprodução/ Pinterest)

Independente do modelo que você escolher para as crianças usarem o importante e necessário é elas estarem seguras e protegidas dos raios solares que são prejudiciais a saúde. O acessório em combinação com o protetor são grandes aliados para curtir as férias e o calor de uma forma mais segura. Não se esqueça da importância de verificar o fator da proteção solar.   


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Amamentação exclusiva: um ato de amor que não dá para abrir mão

3 benefícios de ler para os bebês durante a gravidez