Provavelmente todo pai já conversou com o filho em tom agudo, esse tipo de fala é chamado de baby talk. Muitas vezes acontece de forma natural quando há interação tanto com bebês como com crianças. Durante muito tempo pesquisadores não conseguiam afirmar se essa atitude estimulava ou atrasava o desenvolvimento das crianças. Porém, cada vez mais parece existir um consenso entre pesquisadores e profissionais da área sobre o baby talk.

Uma pesquisa  que foi desenvolvida na Universidade de Washington, com a parceria da Universidade de Connecticut, descobriu que os bebês que ouviam seus pais falando em tom meloso sabiam três vezes mais palavras, quando completavam 2 anos, do que aqueles que não tiveram esse estímulo. O estudocomprovou que o conjunto de palavras da criança aumenta muito quando ela tem esse incentivo desde de pequena.

Também é de extrema importância articular as palavras da forma mais clara e correta possível, além de corrigir a criança desde cedo quando ela cometer algum erro de fala. Os pais devem sempre alertar os filhos para que eles possam pronunciar as palavras da maneira certa, por isso a importância de corrigir e instruir os pequenos.

Se com os bebês o baby talk é visto como um estímulo, para as crianças maiores o efeito é basicamente o contrário. Muitas vezes quando esse tipo de comportamento continua com o passar dos anos e a criança vai crescendo, nesses casos às vezes é necessário a intervenção de um psicólogo ou um profissional que possa orientar e acompanhar as crianças.

Porém, essa  fala exagerada e infantilizada passa a ser um problema quando se mantém mesmo depois de a criança aprender as palavras de forma correta, ou seja até uns dois anos. O importante é o adulto ter o cuidado de acompanhar o ritmo de desenvolvimento das crianças.

É muito importante que os pais estejam não só de olho, mas acompanhem o desenvolvimento das crianças durante esse período. A escola tem papel fundamental, pois é ela que num trabalho junto com os pais vão ajudar as crianças a desenvolverem a fala da forma certa.

O importante é que tem fase certa para tudo, o baby talk tem fundamento sim, mas tem limite. Não infantilize seu filho, ele precisa desenvolver o vocabulário de forma adequada com a idade que tem. É uma fase importante para a criança ir desenvolvendo a autonomia e a linguagem e fala determinam muito a transição de momentos. 


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

O que você precisa saber sobre os terríveis (será mesmo) 2 anos?

3 brincadeiras simples para desenvolver as ciências exatas desde cedo

A ciência garante que ler faz você mais humano