Quando a família aumenta, entramos em um novo mundo! A chegada de um bebê traz diversas novidades, a rotina vira de cabeça para baixo e tudo se transforma. Uma etapa que costuma dar bastante trabalho, mas pode ser super prazerosa também, é a hora de montar o quarto da criança.

Durante esse momento de organização, surgem várias dúvidas, e isso é mais do que normal, principalmente entre as mães e pais de primeira viagem. A dica número um que damos é a de que a família tente deixar o quarto pronto com antecedência. Assim, isso não vira uma preocupação de última hora e a mãe aproveita a gestação de forma mais tranquila.

Preparar o quarto da criança envolve pensar no enxoval, na arrumação das roupas, onde colocar o quê… É muita coisa no pacote mesmo! Antes de começar a esquematizar tudo, lembre-se sempre de lavar as peças novas com produtos que sejam indicados e adequados para bebês. Além disso, use um pano umedecido com água para dar aquele último toque de limpeza nos móveis. 

Agora sim, é hora de colocar a mão na massa. Comece separando as roupas e sapatos do seu filho a partir dos tamanhos. Peças RN são um grupo, depois de 0 a 3 meses, de 3 a 6 meses, de 6 a 9 meses, de 9 meses a 1 ano, e por fim, as maiores de 1 ano.

Com tudo dividido, vamos selecionar o que vai para a cômoda. Esse móvel é ideal para os itens do dia a dia. Prepare um espaço para produtos de higiene, como fraldas, algodão, cotonete, álcool gel, garrafa térmica de água e lenços umedecidos. E em outra parte, coloque as roupas do tamanho que seu filho está usando no momento. Portanto, primeiro vão ali as peças RN. 

Para facilitar no cotidiano, as gavetas de cima devem ter aquilo que precisa estar sempre à mão, por exemplo, as fraldas, os bodies e panos de boca. Mais para baixo, vão calças, macacões, casacos, etc. Essa ordem pode ser pensada por você levando em conta as estações do ano

Com a cômoda pronta, podemos partir para o guarda-roupa. No maleiro, coloque o que não será usado logo. É o lugar do seu estoque de fraldas, chupetas, mamadeiras, brinquedos, mordedores. Se sobrar espaço, aproveite para colocar as roupas maiores que ficarem de fora das gavetas.

Nos cabideiros, você pode pendurar peças RN e de 0 a 3 meses. Vão ali as macacões, jaquetas, jardineiras e vestidos, já que são menos usados. Mantas, roupa de cama e banho, e até mais fraldas, podem ficar nas prateleiras disponíveis.

Sabe a dica das gavetas da cômoda? Aqui ela também continua valendo. Nas gavetas do armário, organize em cima o que você vai usar antes, por exemplo, peças de 3 a 6 meses. Então, na gaveta logo abaixo, ficam as de 6 a 9 meses e assim vai. Conforme seu filho for crescendo, o ideal é seguir fazendo um rodízio do conteúdo das gavetas para ter tudo sempre da forma mais prática possível.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Organização é tudo! 3 dicas para ensinar seu filho a manter a casa arrumada

Saiba porquê não adultizar o guarda-roupa do seu filho: criança precisa se vestir como criança

Saiba como decorar sua casa de forma sustentável sem perder o estilo