Manter a casa organizada já não é tarefa fácil, com crianças então… Mas algumas atitudes simples no dia a dia podem resolver esse problema e poupar o trabalho da família toda. No site da Parents, uma organizadora profissional de Nova York deixou dicas que vão ser muito úteis!

Katy Winter trabalha otimizando espaços e ajudando famílias a pensarem na melhor e mais simples maneira de organizar a casa. Ao longo do tempo, ela mesma foi aprendendo com as experiências e acabou descobrindo algumas ideias que realmente são mais eficientes.

Pensando em promover o bem-estar para mais pessoas, Katy reuniu propostas que são essenciais para manter tudo ordenado e ainda podem ser ótimas formas de aprimorar habilidades para a vida desde a infância.

Fazendo a cama

A cama costuma ser o móvel que mais chama a atenção quando vemos ou entramos em um quarto infantil, exatamente por ser talvez a parte mais importante dele. Ao mesmo tempo, acaba sendo também o primeiro lugar que reparamos na bagunça. Se seu filho arruma a cama, temos a sensação de que a maior parte do quarto já está organizada

Por isso, ensinar para as crianças como executar essa tarefa todas as manhãs é fundamental. É um hábito simples que inicia a produtividade do dia e facilita as funções dos adultos. A princípio, acompanhe seu filho nesse afazer para apoiar e auxiliar, se necessário. Tente tornar o momento leve e divertido. Logo, ele não vai mais precisar de você para repetir o ato diariamente. 

Jogos de lavanderia

Katy aproveita a hora de lavar as roupas para entreter as crianças e conseguir a ajuda delas. “Quando meus filhos eram mais novos, eu sempre os deixava sentir as roupas logo que saíam da secadora. Eles adoravam a sensação de roupas quentes. Eu também os deixava fazer uma competição de bolinhas de meias limpas. Isso os mantinha ocupados, criou memórias e permitiu que vissem que a roupa lavada pode ser divertida”, contou. 

Com essas atividades, os filhos passaram a valorizar as roupas limpas e passadas, pois ao acompanhar a mãe, percebiam o trabalho que ela tinha. Durante o crescimento, ela adicionou outras tarefas, como por exemplo, organizar as peças nas gavetas. “Isso não apenas ajuda as crianças a manterem o cuidado com as roupas arrumadas, mas também aprendem a ter responsabilidade e autossuficiência.”

Coleções em ordem

É natural criar coleções de brinquedos ou objetos, como carrinhos ou bonecas, até peças lego por exemplo. Só que essas inúmeras peças acabam criando uma bela bagunça em casa. Escolha a opção que mais te agrada e mais combina com a decoração da sua casa para organizar tudo. 

Grandes potes transparentes podem ser preenchidos com cada um dos grupos de brinquedos do seu filho. Outra alternativa é uma sapateira transparente que também pode dividir os objetos. Ensine as crianças que sempre após brincar, tudo tem que voltar ao devido lugar especial criado para eles. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Saiba como decorar sua casa de forma sustentável sem perder o estilo

Halloween: 5 fantasias divertidas e práticas para fazer em casa com seu filho

4 dicas para você ensinar empatia para o seu filho desde cedo