Cada vez mais percebemos a necessidade de atos sustentáveis no dia a dia. Um aspecto que talvez não levemos em conta sempre é a decoração de nossa própria casa. Enquanto tentamos melhorar os hábitos da família toda, podemos também tornar nosso lar um lugar mais consciente. Até mesmo detalhes e enfeites têm potencial para serem cheios de exemplo e aprendizado.

Já existem muitos profissionais, arquitetos e decoradores, que se preocupam em preservar a natureza realizando o próprio trabalho. Se você for contratar um deles, invista pensando em abordar essa ideia. Se pretende decorar apenas em família, é hora de usar a criatividade!

O ponto número um na criação de uma decoração mais sustentável é entender exatamente qual o propósito disso. Se você se interessa por temas relacionados ao meio ambiente, já deve ter ouvido falar da “regra dos R’s”, mas caso não a conheça, te explicamos. “Reduzir, reutilizar e reciclar”, são essas três palavras que devem guiar nosso comportamento daqui para frente. 

A ideia é que devemos ir além daqueles tutoriais famosos ensinando a usar uma garrafa pet para fazer algo novo. Atos sustentáveis englobam, junto da reciclagem, o consumo consciente e a diminuição do uso de produtos poluentes. 

Avaliar o que compramos e o que é desperdiçado é importante. Evite adquirir diversos alimentos se parte deles vão acabar estragando. Já unindo esse pensamento com a decoração de casa, você pode montar um vaso de adubo, que diminui o desperdício e fica lindo como enfeite. 

Nosso segundo R é de reutilizar. Tente enxergar com outros olhos aquelas peças de roupa que você, seu parceiro(a) e seus filhos não usam mais. Que tal transformá-las em panos ou até em uma cortina diferentona que ninguém vai ter igual? 

Aderir ao comércio circular é outra alternativa. O que isso significa? Comércio circular é colocar de volta os produtos no fluxo de vendas enquanto eles ainda estiverem em bom estado. Comprar itens de segunda mão pode ser mais interessante do que você imagina. Além da economia, mesmo que não encontre aquele móvel ou enfeite que é a sua cara, você pode repagina-lo de um jeito único. Pinte, reforme, crie

Lembre-se que toda mudança leva tempo. Sua casa não vai ser exemplo de sustentabilidade do dia para noite, mas começando com esses passos simples e atitudes pequenas todos os dias, você chega lá. É um processo de adaptação que todos estamos estamos aprendendo, mas faz toda a diferença para o meio ambiente!


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Saiba como sua família pode começar a adotar hábitos sustentáveis hoje mesmo

'Circulô': mães incentivam consumo consciente com serviço de aluguel de roupas para bebês

Como sua família pode praticar uma moda mais consciente