Mais do que nunca, as crianças estão crescendo imersas na tecnologia. Sempre focadas em jogos virtuais, acabam deixando de aproveitar a diversão ao ar livre. Mas sabemos que o contato com a natureza é essencial e só traz benefícios para a saúde, tanto física quanto mental.
Por isso, as famílias precisam incentivar que os filhos tirem os olhos da tela para verem o mundo ao redor, uma visita ao parque ou a uma praia fazem a diferença. Seria mais fácil se todos tivessem a oportunidade de fazer esse tipo de passeio. Infelizmente, a realidade de muitas crianças as impede dessa chance.
Sabendo da importância dessa conexão natural, a bióloga Mariana Almeida criou o projeto "Há Mar". A iniciativa tem como objetivo levar alunos de creches públicas de São Paulo para verem o mar pela primeira vez. A jornada traz dinâmicas, exercícios e muito aprendizado.
“Durante o passeio, realizamos dinâmicas interativas, exercícios de respiração, agradecendo o oceano. Um jeito diferente e inovador de aprender. Realizamos também, ações de limpeza nas praias incluindo aulas de yoga e meditação", explica a fundadora do projeto.
Mariana, além de especialista em ecossistemas marinhos e costeiros, também já trabalhou como educadora ambiental e desenvolvimento de dinâmicas educativas. Foi a partir dessas atividades em que ela sempre colocava o oceano como pauta que acabou chegando a proposta do "Há Mar".
Ela também é responsável por outra iniciativa importante, o "Sustenta Mar", que dá apoio e educação ambiental para pescadores artesanais da região do litoral norte do estado.
Os projetos de Mariana possuem mais de 5 mil voluntários a favor da conservação dos oceanos. As ações educativas já impactaram mais de 200 crianças, além de terem garantido 5.780kg de resíduos retirados do litoral paulista. A iniciativa é a primeira a unir o estudo de biologia marinha ao desenvolvimento humano.
Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo
Leia também:
Saiba como sua família pode começar a adotar hábitos sustentáveis hoje mesmo
'Circulô': mães incentivam consumo consciente com serviço de aluguel de roupas para bebês
Moda sustentável: 5 dicas de lojas online para compra e venda de produtos infantis