A mudança dentro do Hospital de Fornecedores de Cana (HFC) de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo como a incorporação de alguns novos profissionais e alterações nas escalas de trabalho na área obstétrica e neonatal, foram algumas das coisas que ajudaram na redução do número de cesáreas, que foram de 70% do total para 40%. 

As mudanças que foram feitas na rotina do hospital são parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos que começou em setembro de 2018.

Segundo, o coordenador do projeto, Humberto Hirakawa, em entrevista para a Uol a situação do hospital não era muito diferente da realidade da assistência obstétrica brasileira em um geral. "A assistência precisa ser estruturada na relação médico-enfermeira-obstetriz permitindo uma atuação que une técnica e prática", fala o Humberto.

Assim, foi feito uma proposta à direção do hospital para que houvesse uma nova organização do trabalho com o acréscimo de novos profissionais, como obstetrizes e doulas, e uma nova escala de horários que permite que os profissionais estivessem todos os dias no hospital, pelo durante seis horas. Para o professor, ter uma mesma equipe de profissionais dá mais segurança para a grávida.  


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também:

Você sabe como puxar papo com seu filho?

Entenda o porquê Kate Middleton e príncipe William se abaixam para falar com os filhos

Menos telas e mais conversas