Se você acompanha a família real britânica, com certeza, já reparou que Kate Middleton e o príncipe William sempre se abaixam para conversar com os filhos. Com isso, os olhos dos pais ficam na mesma altura das crianças. 

Essa atitude, embora pareça algo simples, faz toda a diferença na relação dos adultos com os pequenos e vai muito além de um protocolo. Trata-se de uma técnica muito recomendada por especialistas com nome definido: Escuta Ativa

Uma forma de mostrar que você está realmente interessado no que ele tem a dizer, é mantendo esse contato visual horizontal. É uma jeito respeitoso e bastante eficaz de lidar com as crianças. 

Isso porque no momento em que você fica na mesma altura que ele, consegue ler a emoção do seu rosto, muito mais do que as palavras. Eles são novos e podem não conseguir se expressar de outra maneira, então esse olhar pode ajudar muito na compreensão dos dois lados. 

Mas não basta apenas agachar, também é preciso repensar na forma de abordá-los. A gritaria nunca é o melhor caminho. É difícil manter a calma nessas horas, porém lembre-se que é através dela que você conseguirá descobrir o que o fez tomar aquela atitude. 

Uma mudança simples no diálogo poderá tornar a conversa efetiva e, talvez sem necessidade de voltar no assunto. Quando o pequeno entende a razão de não tomar aquela atitude, não irá repetir ao passar por uma situação parecida no futuro. 

Com essa informação é fundamental não confundir paciência e respeito com permitir que seu filho faça tudo o que quiser. Você terá que impor limites, dizer não e nesses momentos é normal que eles se frustrem e fiquem irritados. 

O importante é que mantenha sua posição, sempre buscando entender o porquê ele está agindo daquela maneira, para evitar que aconteça novamente. Nessa hora, o olho no olho transmite segurança e empatia

Por isso, você já sabe. Quando vir o casal real se agachando para falar com o príncipe George, Louis e princesa Charlotte, eles não estão fazendo apenas pose, mas seguindo as diretrizes da Escuta Ativa. 

Crianças educadas assim apresentam um comportamento diferente na fase adulta. Já que os pais são os principais exemplos, irão crescer com esse modelo de comunicação e não aceitarão que outras pessoas as tratem de outra forma. 

Além de todos os benefícios citados acima, essa técnica permite reforçar os laços familiares. Os pais entendem melhor os filhos. Os filhos entendem melhor os pais. Todo mundo sai ganhando. 

Leia também:

Obediência ou respeito? É importante ensinar a diferença

5 dicas de especialista para criar filhos de sucesso

20 frases que você deve dizer ao seu filho