Mãe, eu não gosto de negro! Eu não quero ser negra, meu cabelo é horroroso”. Essas falas superfortes foram da Maria Fernanda que tem 3 anos e, mesmo muito nova, já está sentindo na pele as consequências de viver em uma sociedade estruturalmente racista. Uma forma de mudar essa situação, Priscila Abecassis, mãe da menina, tomou a decisão de usar uma música da cantora Iza para mostrar uma forma da filha se empoderar. A mãe da menina contou ao BHAZ que a filha entendeu o que ela estava falando sobre o orgulho de ser negra e mudou totalmente de opinião.

Na última sexta-feira, dia 10 de janeiro, Maria Fernanda acordou bem cedo, falando que não “queria mais ser negra”. “Acordamos, fui dar café da manhã para ela e, após isso, ela foi para a sala. Depois de alguns minutos ela voltou e falou que não gostava de negros, que não queria ser negra e que achava que o cabelo dela é horroroso. Ela ainda ficou apontando para o bracinho, olhando para a cor dela”, disse a mãe. 

“Perguntei para ela de que cor ela achava que era. E ela disse que achava que era branca. Ficou insistindo que queria ser branca, que não queria ser negra. Aí mostrei fotos delas, dos avós, tios, algumas minhas, fui mostrando vários parentes negros. Perguntei para ela se ela gostava dessas pessoas, ela disse que sim. Perguntei se tinha algum problema em ser negro. Nós duas começamos a chorar”, contou a mãe emocionada. 

A mãe relatou que perguntou para a filha como ela se sentia. “Ela não soube explicar, pegou um pano e foi se esconder. Pedi para fazermos uma foto, mas ela não queria. Comecei a pensar no que eu iria fazer para que minha filha se aceitasse melhor. Foi aí que lembrei da Iza”, revelou.

“Sempre acompanhei a Iza e gosto muito da música ‘Dona de Mim’, que fala bem sobre empoderamento da mulher. Ela carrega o orgulho da negritude, é uma mulher forte, guerreira, que nos representa mesmo. Comecei a tocar a música para a minha filha, ela gostou muito e começamos a dançar juntas. Fiz isso algumas vezes, sem mostrar quem estava cantando”, completou.

Priscila ainda falou que a menina gosta muito da música e sempre pedia para ouvir mais. “Foi aí que decidi mostrar quem cantava a canção. Quando ela viu a Iza pela primeira vez, a reação dela foi muito emocionante. Ela disse para mim: ‘Mãe, que negra linda!’. Expliquei para ela que a Iza ama a cor dela, o cabelo, gosta dela do jeito que ela é”, disse emocionada.

Para ver o vídeo, clique aqui com mais detalhes sobre essa história. 



Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também:

Você sabe como puxar papo com seu filho?

Entenda o porquê Kate Middleton e príncipe William se abaixam para falar com os filhos

Menos telas e mais conversas