A importância da leitura na vida de uma criança é algo indiscutível. O hábito pode ter diversos benefícios durante o crescimento e incentivá-lo desde cedo pode fazer a diferença na relação que seu filho vai ter com os livros e com o mundo ao redor dele. 

Mesmo antes de aprender a ler, os pais podem inserir aos poucos o ato. As histórias antes de dormir são a opção mais clássica, a criança começa a compreender o que ouve e ainda aumenta o vocabulário. Como consequência desse costume, o comum é que ela tenha interesse pelas narrativas quando puder ler sozinha. 

Ao interpretar um texto, o uso da imaginação floresce e é possível conhecer os personagens e eventos da história. A criança percebe que tem a própria opinião sobre o que acontece nos livros e pode formar um senso crítico desde a infância. É nesse momento em que ela descobre o que é certo e errado, em que entende valores. Por isso, escolher narrativas que contêm questões atuais é interessante.

O protagonismo feminino tem aparecido cada vez mais na literatura, seja por autoras mulheres ou por personagens femininas de destaque. O assunto não precisa se restringir aos adultos, exatamente pela relevância do tema, é importante que ele esteja presente para os futuros grandes leitores. E não podemos esquecer de reforçar: esse tipo de conteúdo vale para meninas e meninos também!

Seu filho absorve o que entende das histórias e leva os aprendizados para o dia a dia. Os livros e o cotidiano se misturam para formar a identidade da criança. Algo extremamente presente na sociedade é o infinito número de estereótipos femininos e a quebra deles fica muito mais fácil de acontecer quando é feita desde cedo. 

Que atire a primeira pedra quem nunca leu nada sobre uma mulher frágil que depende da salvação de um homem herói! Esse padrão nas narrativas sobre mulheres acaba fazendo com que, de maneira inconsciente, as meninas tenham a autoestima afetada e sintam que não são inteligentes ou capazes o suficiente. O mesmo acaba levando os meninos a sentirem a necessidade de serem sempre valentes e não discutirem os próprios sentimentos. 

Por isso, incentivar a leitura de personagens que quebram esses rótulos ajuda a criança a compreender que ela pode ser do jeito que é. Um garoto sensível e uma garota valente também são possibilidades, cada um é capaz da própria maneira, com as personalidades únicas e diferentes. 

Além disso, a representatividade tem influência enorme na forma como vemos o mundo. As mulheres estão ocupando cargos importantes e aparecendo mais como protagonistas na sociedade. Ler sobre histórias como essas desde criança já causa a sensação de empoderamento feminino e mostra como homens e mulheres devem ser vistos e respeitados do mesmo jeito. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

5 livros que amamos sobre empatia

Mãe cria método genial para incentivar filhos a ler

Dicas de como ler para crianças de diferentes idades