Uma vila polonesa está chamando atenção por estar há quase 10 anos sem nascer meninos. Miejsce Odrzanskie pode até ser pouco conhecida em razão dos 272 habitantes, mas está atraindo olhares curiosos de diversos lugares. Os últimos 12 nascimentos foram de meninas.

Nas últimas semanas, a vila ganhou o noticiário depois de um artigo ter sido publicado no The New York Times, o lugar foi chamado de “estranha anomalia populacional”. Segundo o prefeito, houve um “interesse científico” para explorar as razões desse fato incomum de nascimentos.

Além disso, ele citou alguns conselhos com pouco embasamento pela ciência que a cidade recebeu para fazer nascer bebês do sexo masculino. Entre eles, estão dicas como mudar a dieta das mães e até deixar um machado debaixo da cama do casal. Mas o mais provável é que esse fato se deu por uma coincidência estatística.

A probabilidade de um bebê ser menina é de 50%, mas como a estatística é individual, a chance de nascerem duas meninas seguidas é de 25%. Agora, as chances de 12 meninas consecutivas nascerem em Miejsce Odrzanskie é de 1 a cada 4096, de acordo com o site Mega Curioso.

Craig Anderson, professor de estatística da Universidade de Glasgow, explicou ao The New York Times: "Ao cruzar as informações do banco de dados GeoNames e dos nascimentos da pequena vila polonesa, é possível prever que, apesar de estranho, o evento de uma série de bebês meninas nascendo provavelmente ocorre em cerca de outros 99 lugares do mundo ou um evento semelhante envolvendo, talvez, bebês meninos".


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Ser pai de menina custa mais caro?

Bonecos para meninos e meninas

Um acampamento que ajuda a empoderar meninas