A guarda compartilhada com o ex pode ser uma das partes mais difícil do divórcio. É muito importante saber construir uma parceria forte, e para isso, pensamos algumas dicas para te ajudar a tornar essa cooperação na criação dos filhos o mais fácil possível.

TORNE ESSE MOMENTO MAIS FÁCIL PARA ELE

Caso seu filho chore porque não quer ir à casa do pai ou da mãe, entenda as emoções das crianças. Ajude eles a mudarem a forma em que ele está pensando e diga algo como: “Você é sortudo por ter um ótimo pai e eu aposto que vocês vão se divertir muito”. Uma pergunta que é essencial para fazer a ele é: “Tem algo que eu possa fazer para tornar isso mais fácil?”. Muitas vezes os medos é não ter os livros que gosta ou algum brinquedo na casa do outro responsável.

QUALIDADE NO LUGAR DE QUANTIDADE

A verdade é que não é preciso pensar dividir perfeitamente o dia entre ambos os pais, você tem controle sobre seu filho. O melhor é achar um cronograma que faça sentido para os dois lados e que vai permitir que você tenha um vínculo próximo com seu filho. Por exemplo, se seu filho dorme mais na casa do seu ex, se mantenha próximo da criança levando ele para a escola. 

REVISE SEMPRE SUAS LOGÍSTICAS

Mesmo sendo importante ter um cronograma estável, esteja pronto para negociar de uma outra forma e ser flexível. Outra opção legal é dar um calendário ao seu filho com etiquetas escritas pai e mãe.

SINTA SOLIDÃO

Passar um tempo longe de seus filhos pode ser algo doloroso. Então, uma dica é preencher as horas com atividades que vão fazer com que você seja o melhor pai que você pode ser quando você está com seus filhos. Quando seus filhos estiverem com seu ex, não interrompa o momento deles porque você está sentindo saudade. Ao invés disso, encontre uma forma de ver eles sem interferir.

TRABALHE PARA SE DAR BEM COM SEU EX

Caso você não se dê bem com seu ex, repense a situação vendo ele como um colega que você não gosta. Vocês podem até nunca ser amigos, mas terão que aprender a resolver os problemas juntos. 

CONTROLE SEU TEMPERAMENTO

Não comece a mandar mensagens toda vez que seu ex fizer algo que te chateie. Uma dica é fazer uma lista das coisas que te incomodam e apenas fale as coisas que ainda tiverem importância no momento em que você encontrar ele. Muitas vezes as coisas passam depois de um momento de raiva. 

Acima de qualquer coisa deixe seu filho se expressar e mostrar o que ele quer ou o que está deixando ele chateado. e além de qualquer coisa ouça ele, é muito importante para o relacionamento pai/ mãe e filho.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Amamentação exclusiva: um ato de amor que não dá para abrir mão

3 benefícios de ler para os bebês durante a gravidez