Entre as inúmeras batalhas que as mães passam, fazer o bebê largar a chupeta é, com certeza uma das mais difíceis. Isso porque muitas vezes a chupeta é uma alternativa para os choros e momentos em que os pais de primeira viagem não sabem o que está acontecendo e optam por dar a chupeta para acalmar os filhos

Mas, talvez a parte mais difícil seja a hora de tirar a chupeta das crianças, muitos pais ficam perdidos e acabam demorando demais para tirar a chupeta e quando isso acontece acaba gerando alguns problemas para a saúde dos pequenos. por isso separamos algumas dicas para você que quer tirar a chupeta e não sabe como. 

Espere a hora certa

Em boa parte das crianças quando ela chega aos dois anos a necessidade de sucção diminui, ou seja, nesse momento ainda dá tempo de não provocar alterações permanentes nos dentes. Por isso é o momento que dá para diminuir o uso da chupeta, e ir reduzindo até zerar, e dessa forma é mais difícil que os dentes dos pequenos tenham algum dano 

Retire a chupeta durante a noite

Tente retirar, de uma forma mais delicada, a chupeta da boca da criança depois que ela pegar no sono, mas vale lembrar que é importante avisar antes de ela adormecer, que você vai fazer isso e explique que deixará do lado dela, no travesseiro. Assim caso ela acorde e queira, vai poder colocar a chupeta novamente.

Restrinja seu uso

Comece com pequenos passos, restrinja o uso durante o dia, deixando que ele use só durante a noite, na hora de dormir. E depois que dormiu, faça o processo de retirar. Além de ser um modo de desligá-lo da chupeta aos poucos, evita problemas maiores na boca.

Proponha uma troca

Caso esteja tendo dificuldades sugira uma troca, às vezes facilita fazer isso em datas comemorativas como Natal. Explique alguns dias antes o que vai fazer, combine o que seu filho irá ganhar e se mantenha firme. 

Distraia

Se o seu filho começou a chorar por causa da chupeta? É hora de distrair ele, passeando, ligar a TV é uma opção, brincar com o cachorro, tomar um sorvete. Vale praticamente tudo para tirar o foco da chupeta.

Seja criativo

Conte histórias e se reinvente, isso conta muito na imaginação do seu filho e com toda certeza vai fazer muita diferença na hora de largar a chupeta. É seu papel estar presente e do lado do seu filho nesse momento. Ajude ele a ir deixando de lado de uma forma lúdica.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Amamentação exclusiva: um ato de amor que não dá para abrir mão

3 benefícios de ler para os bebês durante a gravidez