Tem dias que não sabemos explicar o porquê, mas tudo o que precisávamos era um abraço apertado. Esse toque parece mágica, mas faz com que, naqueles segundos, o coração fique leve. 

Pode acreditar, não é apenas impressão, o poder de um abraço é enorme tanto para as crianças quanto para os adultos. Essa demonstração de carinho com seu filho pode trazer diversos benefícios.

Além de se sentir amado e querido, é uma ferramenta da disciplina positiva, que busca encorajar as crianças para estarem aptos a resolver as próprias questões, com respeito e empatia. 

É mais eficaz que remédio. Um abraço faz bem tanto para quem recebe quanto para quem distribui e a explicação é científica. Ao estar nos braços de outra pessoa, o corpo libera a ocitocina, mais conhecida como hormônio do amor.  

Ela é responsável por regular os comportamentos sociais vitais e traz a sensação de prazer. Por isso, um simples toque e demonstração de afeto ao seu filho tem consequências que vão muito além do contato. Conheça algumas:

  • Sensação de segurança: o sentimento de proteção está totalmente associado com esse ato e, quando uma criança se sente assim dentro de casa, o diálogo corre melhor. 

  • Fortalecimento dos laços familiares: quando o abraço se torna uma prática diária, afeta positivamente o vínculo dos envolvidos, transmitindo carinho.

  • Melhoria da autoestima: uma criança segura se sente pronta para se abrir e assim para resolver os próprios conflitos. 

  • Redução do estresse: nada como um abraço de urso para acalmar o coração e relaxar.

  • Desenvolvimento da inteligência emocional: ao abraçar a criança em situações de estresse, ela entende que assim é a melhor maneira de agir frente aos desafios da vida. 

  • Renovação das energias: é impossível negar que esse contato dá aquele gás extra para enfrentar tudo o que precisa. 

  • Sensação de felicidade: quem não gosta de se sentir querido? Não à toa ao ser abraçado, você libera vários sentimentos positivos. 


Estudos provam esses efeitos, principalmente nos primeiros anos dos bebês. Eles são determinantes para o futuro do seu filho e um gesto simples como um abraço pode ter um impacto significativo na fase adulta.  

Uma pesquisa finlandesa indicou que quanto mais abraços uma criança receber, melhor será o desenvolvimento cerebral. Assim, essa demonstração de cuidado garante a saúde emocional

O abraço é uma linguagem universal e os benefícios estão mais que comprovados, na teoria e na prática. Por isso, não se intimide. Quanto mais, melhor. Partiu distribuir vários para seus filhos!


Por: Yulia Serra, filha de Suzimar e Leopoldo 

Leia também:

Ame seus filhos de maneira única

Amor de mãe deixa criança mais inteligente

Amor paterno é fundamental para criar uma filha segura e feliz