Um estudo realizado pela Universidade de Chicago provou que ouvir a voz da mãe por telefone provoca a mesma sensação de um abraço. Para obter informações foram feitas pesquisas com 60 meninas de 7 a 12 anos. A partir do monitoramento elas foram submetidas a situações de estresse, e ao final do estudo foi possível perceber que quando a criança fala com a mãe por ligação é como se tivessem sendo abraçadas.
Essa sensação é causada porque os ouvidos da criança enviam estímulos ao cérebro parecidos com os que enviariam caso elas estivessem recebendo abraços das mães.
As meninas que participaram desse estudo fizeram, testes de aritmética em público. E, foram divididas em três grupos, cada um deles recebeu diferentes estímulos. O primeiro recebeu uma ligação da mãe, o segundo recebeu um gesto carinhoso, enquanto o terceiro assistiu a um filme que era considerado neutro, emocionalmente falando.
Os especialistas do estudo perceberam que, nos dois primeiros grupos, as meninas apresentaram um aumento idêntico no nível de ocitocina, que é conhecido como o hormônio do amor. Enquanto isso no último grupo não houve nenhuma mudança. O componente é como se fosse “sedativo natural”, que é capaz de diminuir os efeitos do hormônio do estresse, o cortisol.
A gente já sabia que falar com as mães alivia a dor, mas é muito interessante perceber que o efeito permanece quando é feito por ligação. Por isso, quando precisar de um abraço de urso, mas não conseguir ao vivo, é só ativar o disk mãe no celular!
Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel
Leia também:
Bebê amamentado = bebê inteligente. Conheça o estudo
Três estudos apontam os efeitos que as telinhas podem ter nas crianças
Na contramão do digital: estudo aponta que estudantes aprendem mais quando lêem conteúdos impressos