Parque Villa Lobos

Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, na região Oeste da Capital, o parque Villa-Lobos é uma das opções de lazer mais legais ao ar livre da cidade de São Paulo. O parque abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e um bosque. A área inclui também aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete e um teatro aberto com capacidade de 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e uma lanchonete.

Durante a semana aproximadamente 8 mil pessoas passam pelo parque no dia a dia. Nos finais de semana o lugar chega a receber cerca de 50 mil visitantes e aos feriados 60 mil.


As crianças costumam adorar o playground gigante que tem no parque (Foto: reprodução/ Divulgação/ Parque Villa Lobos) 

Parque do Ibirapuera 

O Parque do Ibirapuera é um ótimo lugar para ir com a família e se divertir, é uma boa opção se quiser praticar exercícios ou apenas fazer um piquenique. O lugar conta com lagos que deixam a paisagem mais bonita e refrescante por conta das árvores que tem em volta. Um dos pontos mais icônicos é a marquise do Ibirapuera, onde as crianças e os jovens usam para andar de skate e patins.

Um outro lugar cheio de atrações culturais e educativas é o teatro do parque, onde você pode encontrar muitas programações para levar seu filho durante um final de semana.


O parque tem um área enorme o que possibilita a prática de diversos esportes (Foto: reprodução/ Instagram)

Parque do Povo

Em 2008 o parque foi inaugurado e boa parte das árvores ainda é jovem demais para fazer grandes sombra. Mesmo assim, o lugar faz sucesso entre os moradores da região.

Recentemente foi feita uma medida para separar um espaço específico para skate e outros esportes sobre rodas fez com que o local se tornasse ótima opção para caminhadas e corridas mais tranquilas, facilitando para todas as pessoas que visitam o parque. Se você sabe jogar xadrez, da para experimentar a versão grande do jogo, onde as peças são movimentadas sobre o chão quadriculado. Outro ponto superconhecido é o Jardim Sensitivos, onde os visitantes podem experimentar os aromas e texturas de diversas plantas.


Esse parque mostra um contraste muito grande entre natureza e urbanização (Foto: reprodução/ Divulgação/ Parque do Povo)

Parque do Piqueri

O nome Piqueri tem relação com a tribo indígena que ficava o trecho localizado onde hoje é Tietê. O bairro que o acolhe o parque é a Mooca, que ainda possui muitas casas, lembrando uma cidade do interior, mesmo tendo muitos prédios. 

A área total do parque é de aproximadamente 97 200 metros quadrados, e o local conta com 152 espécies de plantas entre elas, alecrim-de-campinhas, grevílea-gigante, jatobá, magnólia-branca e pau-incenso. Cinco delas estão ameaçadas de extinção, como a grumixama e o pinheiro-do-paraná. Na fauna, são noventa variedades. Entre as 79 aves, destaque para as famílias de pica-paus, sabiás e papagaios.  


Os animais do parque chamam a atenção dos visitantes (Foto: reprodução/ Divulgação/ Parque do Piqueri)

Parque da Independência

São mais de 160 mil metros quadrados para aqueles que curtem caminhar, andar de bike, skate, patins e patinete, e além de todo o exercício a diversão é garantida. É impossível passar pelo parque e não ficar encantado com os jardins e com o Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga (que atualmente está fechado).

Andando por toda a sua extensão é possível ver de tudo um pouco: gente fazendo esporte, aproveitando um piquenique, crianças se divertindo e acima de tudo curtindo o visual.


O visual do lugar é algo que já vale a visita (Foto: reprodução/ Divulgação/ Parque da Independência)

Parque Burle Marx

Localizado na zona sul de São Paulo, o Parque Burle Marx surgiu de uma forma diferente.  O arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx criou o projeto do parque especialmente para fazer parte dos jardins de uma casa, projetada por Oscar Niemeyer na década de 1950. A casa acabou nunca sendo concluída e nos anos 1990, foi demolida. Em 1995 os jardins serviram para dar lugar ao parque.

Atualmente, o lugar conta com 138 mil metros quadrados, e você pode aproveitar com seu filho ou com a família nas pistas de cooper ou caminhada, fazer uma das três trilhas, além disso o parque conta com barras e pranchas para ginástica, playground, nascentes e lagos.


O parque sempre conta com eventos ótimos para as crianças (Foto: reprodução/ Instagram)


Parque da Água Branca

Localizado no bairro da Água Branca, próximo a Barra Funda e Perdizes, o parque é um lugar incrível para quem busca lazer e tranquilidade. O público que frequenta é o mais variado possível. Os frequentadores aproveitam o espaço e praticam caminhadas, corridas atividades físicas, meditação e passeios. Nos finais de semana a procura é maior pelos eventos que ocorrem com frequência no lugar. Vale ficar ligado na programação para aproveitar. 


O parque conta com árvores enormes ótimas para aproveitar a sobra (Foto: reprodução/ Divulgação/ Água Branca)

Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

7 restaurantes temáticos para o seu filho não só comer, mas se divertir 

Primeira noite do filho fora de casa? Saiba como se preparar para esse momento

10 lugares diferentões para comemorar o aniversário do seu filho