É difícil cair a ficha, mas os filhos crescem. E quando você menos espera, surge aquela pergunta: “Ô mãe, posso dormir na casa do meu amigo?”. Aquele momento de silêncio em que várias perguntas rondam sua mente. Quem nunca?  

Pois é, depois de anos mantendo ele debaixo da asa é preciso soltar um pouco as rédeas e deixar que ele se vire sozinho. É apenas uma noite, mas talvez te deixe nervosa por dias até que chegue a data. 

Para te ajudar nesse momento, separamos algumas dicas e preparativos que pode fazer:

  • Converse com o seu filho: explique para ele que irá conviver com pessoas diferentes, mas que pode e deve se defender caso precise e pode ligar se necessário. Porém reforce que tem que ser educado e gentil. 

  • Converse com os pais do amigo: isso irá te tranquilizar. É fundamental conhecer bem com quem irá deixar seu filho para que ele seja tratado como você deseja. Se você não se sente segura, não prossiga.

  • Conheça o seu filho: saiba dos receios, dificuldades e inseguranças da criança. Para dormir fora, é importante se certificar que não tenha medo do escuro, não faça xixi na cama, entre outros. 

  • Tenha um contato para acionar: Saber que poderá falar com seu filho caso algo aconteça irá te deixar mais calma. Vale ressaltar para os pais que podem ficar à vontade para te ligar e, se a criança quiser, vale uma ligação antes de dormir (sem forçar a barra).

  • Prepare uma mala completa: Coloque algumas opções de roupas, brinquedos, pijama e itens de cama. É bom se preparar para qualquer contratempo e essa pequena parte de casa irá trazer conforto naquele momento. 

  • Faça uma experiência: antes de deixá-lo dormir fora, faça com que ele passe uma tarde inteira com a família do amigo. Isso irá ajudá-lo a se acostumar com o ambiente e permitir uma noite mais tranquila. 

  • Garanta uma boa noite de sono no dia anterior: assim, ele ficará mais disposto, irá aproveitar melhor o dia e também facilitará para que seja mais uma noite calma. 

  • Incentive seu filho: é normal ficar com o coração apertado, mas é importante não deixar isso amedrontar o seu filho ou fazer com que ele perca o interesse. Ele precisa sentir o apoio em casa para estar seguro.


Também tem dica para você

Pode parecer loucura, mas geralmente os pais ficam muito mais preocupados e ansiosos por esse dia do que os filhos. Quando chega, parece demorar uma eternidade para passar. 

Por isso, é legal se distrair. Faça um programa de casal. Pode ser um jantar, um filme, algo mais diferentão. O importante é manter a mente ocupada para não passar a noite inteira pensando no que está acontecendo lá. 

Aproveite também essa oportunidade para relaxar. Mãe também é gente e tem sim o direito de curtir um momento seu. Uma dica muito interessante também é combinar que na próxima vez será o amigo quem irá dormir na sua casa. 

Não tem idade certa para permitir que seu filho durma fora pela primeira vez, o principal é que parta de uma iniciativa da criança. A recomendação é que tenha mais de 5 anos, já que acredita-se que nessa faixa etária ele já saiba fazer os cuidados básicos por conta própria. 

Agora é aproveitar esse momento de folga e descobrir tudo o que ele aprendeu no dia seguinte. 


Por: Yulia Serra, filha de Suzimar e Leopoldo

Leia também:

Dicas de Harvard para garantir o sono do bebê

É preciso curar o medo das crianças, defende educador

Como desenvolver habilidades através das brincadeiras