Poucas mãessabem, mas já existem alguns sites estrangeiros que contam com calculadoras que mostram qual será a cor dos olhos do bebê. O melhor de tudo é que são muito fáceis para usar: é só acessar este link, e depois preencher com os dados sobre os avós paternos e maternos, pai e mãe do bebê.

É bom lembrar que a calculadora não tem como acertar 100% no resultado. Ela leva em consideração os genes conhecidos que podem influenciar na cor, já que não são todos os que realmente podem influenciar a cor da íris dos pequenos, alguns ainda são desconhecidos.

Existem algumas regras da genética que também podem influenciar. São elas:

  • Os olhos castanhos são dominantes perante os azuis e verdes. Então quando o pai e mãe têm olhos castanhos, existe uma maior chance do bebê também nascer com olhos castanhos.
  • Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Ou seja, quando pai e mãe têm os olhos claros, existe praticamente de 100% a chance do filho também ter olhos claros. Mas isso não exclui a possibilidade da criança nascer com os olhos castanhos.
  • Quando um dos avós tem olhos claros, há uma chance do bebê ter olhos claros também, mesmo o pai e mãe tendo os olhos castanhos.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

3 dicas para lidar com a ansiedade dos pequenos

Já Pensou? Aplicativo ajuda pais a descobrirem o que os bebês estão pensando e sentindo

Criança precisa ser tratada como criança e aproveitar cada segundo dessa fase