A maternidade gera muitas dúvidas. Conforme as crianças crescem parece que as perguntas só aumentam. Por isso, resolvemos responder uma questão que divide opiniões: afinal, os pequenos podem ou não usar maquiagem

Primeiramente, para entender esse desejo precisamos esclarecer algo fundamental: as crianças têm os pais como exemplo e, por isso, costumam imitar as ações. Se a sua filha tem vontade de se maquiar, muito provavelmente ela te vê fazendo isso. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem uma lista de cosméticos que recomenda para o uso infantil, mas reforça, eles só devem ser usados a partir dos 3 anos de idade, e mesmo nesses casos, aplicado por um adulto. 

Depois dos 5, elas podem fazer por conta própria, mas é importante destacar a necessidade da supervisão de alguém mais velho. Isso não é balela, é segurança. A pele das crianças é sensível e não dá para usar com frequência. 

Esse é um ponto fundamental para entender que a maquiagem para a sua filha deve ser vista como uma brincadeira ocasional, usando produtos feitos para crianças e de forma lúdica. 

Sem adultização. Para que ela entenda, converse sobre isso. Fale que não é legal criança usar maquiagem todos os dias, mas que vocês podem brincar de vez em quando, e sempre juntas. A saída não é proibir, mas fazer com que ela entenda as razões e aceite seguir


Não aceite qualquer produto 

É fundamental entender que mesmo não sendo um hábito, é preciso usar marcas próprias para as crianças. Eles não têm solventes, considerando que os mais novos podem engolir algo, e podem ser retirados de forma fácil, usando água.  

A pele dos menores não pode ser comparada com a de um adulto. Ela consegue absorver muito mais substâncias “ruins”, que estão presentes nesses produtos. Sendo assim, são mais propensas a ter alergias, dermatite atópica ou outras complicações. 

Também é legal apostar nas cores leves. Maquiagens carregadas não funcionam para essa faixa etária. Não combina, não fica legal. Use o bom senso.   


Adultização não é só maquiagem 

Se sua filha te imita na hora do cuidado com o visual, isso também é verdade em relação ao look. É normal as crianças quererem vestir as peças da mãe e desfilarem pela casa. Isso é saudável. 

Mas não pode deixar passar de uma brincadeira, assim como a maquiagem. Sem salto alto, vestidos mais colados ou roupas que façam parecer um mini adulto. A graça de ser criança é justamente brincar em todos os sentidos, inclusive com o figurino. 

Por isso, é importante ressaltar. Não incentive esses hábitos dentro de casa. Apenas converse se o assunto surgir na mesa e para lembrá-la do quanto já é bonita. As crianças já crescem tão rápido. Não precisa acelerar esse processo. 


Por: Yulia Serra, filha de Suzimar e Leopoldo

Leia também:

Aposte na pintura facial para deixar o look mais divertido

Criança precisa ser tratada como criança e aproveitar cada segundo dessa fase

Se sinta uma princesa! Linha de cosméticos se inspira em Bela Adormecida