De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, crianças transgênero se sentem tão meninas ou meninos quanto as crianças que não são transgênero. Com o resultado foi possível ver como elas se encaixam nas normas sociais. 

Os autores da pesquisa, são da Universidade de Washington, e fizeram esse estudo com 317 crianças trans de 3 anos a 12 anos, e para isso também estavam presentes os irmãos e irmãs, também tiveram como base para a pesquisa 316 crianças cisgênero, que são aquelas que tem a identidade de gênero corresponde ao sexo do no nascimento.

A pesquisa tinha como função comparar o desenvolvimento do gênero de crianças trans e cisgênero para observar se aquelas que fizeram a transição para um outro gênero tinham diferenças daquelas que durante os anos se identificam como menino ou como menina.

O que foi constatado foi que um garoto trans de 10 anos, que pode ter passado nove anos de sua vida sendo tratado como garota em razão do sexo de nascimento, e no geral, tem o comportamento de qualquer outro garoto de 10 anos, tendo como base as escolhas que faz quanto aos brinquedos e os amigos.

Foi observada uma diferença pequena na escolha de roupa, as crianças trans tem mais probabilidade de estar mais dispostas a se adequar com aquelas peças que pertencem à um tipo de estereotipo como masculinas ou femininas do que aquelas crianças que são cisgêneros. 


Por: Gabriela Bertoline, fiilha de Maria José e Marcel

Leia também:

Criança precisa ser tratada como criança e aproveitar cada segundo dessa fase

Já Pensou? Aplicativo ajuda pais a descobrirem o que os bebês estão pensando e sentindo

O exemplo é  a melhor forma de ensinar as crianças