Mikail Akar se parece com qualquer garoto de sete anos, com o clássico sonho de ser jogador de futebol. Ele foi apelidado de "mini Picasso" pela imprensa alemã e natural de Colônia pelo talento que tem em fazer arte, o menino vende pinturas em todo o mundo por milhares de euros.

"Com apenas sete anos, ele já se destacou no mundo da arte. Há interesse por ele na Alemanha, França e Estados Unidos", disse o pai e agente do menino, Kerem Akar para a AFP. Ele ainda disse que descobriu o dom do menino por acaso, depois de dar de presente para ele uma tela e alguns pincéis quando tinha 4 anos.

"A primeira tela foi fantástica, e a princípio pensei que minha esposa a havia pintado, embora não seja uma artista. Eu pensei que poderia ser uma coincidência, mas depois de sua segunda e terceira pinturas, ficou claro que ele tinha talento", falou.

As pinturas são feitas em cores explosivas que lembram o movimento expressionista, principalmente o que foi pintado pelo pintor americano Jackson Pollock, que é um de seus ídolos. O menino tem muito orgulho de ter desenvolvido o próprio estilo, ele aplica tinta spray na tela equipado com luvas de boxe do pai.

Diana Achtzig, diretora da galeria de arte contemporânea Achtzig, em Berlim, contou que ficou impressionada com "a imaginação e a variação" de Mikail Akar: "desde que ele tenha alguém que o apoie e que não o explore, terá um futuro brilhante pela frente".

O menino, conta que tem outros sonhos: "Quando eu for mais velho, quero me tornar jogador de futebol profissional. Pintar é bastante cansativo para mim. Às vezes pode demorar muito tempo... especialmente com luvas de boxe".

O pai de Mikail garante que ele e a esposa fazem o possível para não pressionar o filho e tentam proteger dessa vida de artista famoso. "Se for demais para ele, vamos intervir. Recusamos muitos pedidos", disse Kerem Akar. "Ele só pinta quando quer: às vezes é um quadro por semana, às vezes um por mês", disse.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também:

Amamentação exclusiva : um ato de amor que não dá para abrir mão

O que pode e o que não pode durante a gravidez

5 cuidados simples para ter com a pele da barriga durante a gravidez