Crianças e adultos com Síndrome de Down lutam até hoje contra preconceitos e buscam ser totalmente aceitos pela sociedade. Infelizmente, às vezes esse comportamento negativo em relação a eles vem de onde menos esperamos. A história de uma família da Rússia acabou viralizando na web quando o pai resolveu assumir sozinho a criação do filho, já que a mãe queria doar o bebê para a adoção por ele ser portador. 

Evgeny Anisimov, de 33 anos, é pai de Misha. Logo após o nascimento, os médicos informaram a mãe de que o filho tinha Síndrome de Down. A primeira atitude da mulher foi querer colocar o menino para adoção. 

Ao Bored Panda, o homem conta que tentou convencer a esposa do contrário, dizendo que poderiam superar aquilo e criar o filho juntos. Ele chegou a pesquisar sobre a deficiência para aprender mais. Mas nada foi suficiente e os dois acabaram se separando. “Agora eu entendo que ela só estava com medo. Ela começou a agir de acordo com o cenário errado (que ela pensava), e a essa altura, era tarde demais para recuar”, contou Evgeny.


Evgeny cria o filho sozinho (Reprodução/Instagram @evgen_tyz)

Hoje pai solo, o russo cuida de todas as necessidades básicas do filho Misha e garante as atividades que ajudam no desenvolvimento físico e mental do menino, como aulas de natação e terapia da fala. Com o preço alto dos tratamentos, Evgeny agradece a todos que o auxiliam financeiramente e à própria mãe que o apoia no dia a dia com o bebê.

Ao saber que a notícia sobre a família estava se espalhando, o pai também afirmou que deseja aumentar a conscientização sobre a Síndrome de Down e deixou uma mensagem importante. “Quero que todos os artigos sobre Misha e eu transmitam essa ideia à sociedade e a inspire. Eu quero apoiar, inspirar com meu exemplo, pessoas que estão ou estarão na mesma situação que eu. Espero que quem tem dificuldades agora, como foi para nós, leia sobre nós. Não tenha medo, vai ficar tudo bem!”, disse Evgeny. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Ensaio fotográfico transforma crianças com Síndrome de Down em personagens da Disney

Pai solo adotivo, gay e negro escreve livro para que filho se sinta representado

SuperChico: menino de 3 anos com Síndrome de Down super Covid-19 e mãe faz post emocionante