O cientista baiano Daniel Filho deu início em uma corrente nas redes sociais para mostrar que a ciência e o raciocínio lógico começam em casa e são mais do que essenciais para o aprendizado das crianças a longo prazo. Em uma publicação no Facebook, ele faz um desafio para os amigos para fazer algum experimento em casa com os filhos.

Daniel aproveitou e fez um experimento com a filha, Maya, para demonstrar para ela a importância de lavar as mãos. “Maya não para de perguntar o nível de sujeira das coisas agora”, disse ele no post.

Para fazer o experimento acontecer, Daniel separou quatro fatias de pão integral e quatro sacos com vedação. E ao longo do dia, a menina pegou em dezenas de lápis para colorir, brincou no chão e se alimentou, isso tudo sem lavar as mãos, durante duas horas. Logo em seguida, com a mão ainda suja, Maya tocou em uma fatia.


Ele relatou toda a experiência com fotos (Foto: reprodução/ Facebook/ Daniel Filho)

A mão direita dela foi lavada com água e sabão, e a esquerda foi limpa com álcool gel. Em cada caso, ela tocou em uma fatia de pão. E, em uma quarta fatia, chamada de ‘Controle’ pelo pai da menina não foi tocada por ninguém, apenas separada para ter uma comparação nos resultados. 

Dezoito dias depois do início da experiência, ‘saíram’ os primeiros resultados: bem fácil de ver apareceu uma enorme colônia de micro-organismos que estavam prosperando na fatia “Mão Suja”. As demais fatias de pão estavam intactas.

Esse foi um método legal para mostrar para a filha a importância da ciência e de limpar a mão, o bom é que dá para fazer em casa. 

 

Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também:

Amamentação exclusiva : um ato de amor que não dá para abrir mão

O que pode e o que não pode durante a gravidez

5 cuidados simples para ter com a pele da barriga durante a gravidez