Uma família fez a festa de 6 anos do filho com o tema autismo. Os pais de Heitor aproveitaram a ideia dada pelo avô materno do menino e realizaram um aniversário com esse assunto. O objetivo do casal era conscientizar os convidados que autismo não é uma doença, e sim uma condição neurológica que afeta a comunicação e a interação social.

Heitor comemorou 6 anos de idade do lado da família e amigos, em Belo Horizonte (MG). Na festa o que não faltou foram salgados, doces e balões coloridos. Ao invés de escolher um tema ligado ao universo infantil, os pais decidiram falar sobre a condição do filho.

Toda a decoração, as cores e até os recadinhos entregues aos convidados foram pensados para falar sobre o autismo. “Ninguém entendeu de cara qual era o tema do aniversário. Era tudo bastante colorido e colocamos o símbolo que representa o autismo em tudo. Na hora do parabéns, minha irmã perguntou se as pessoas tinham entendido do que se tratava e muitas responderam que não. Nós explicamos que era uma forma de falar sobre a condição do Heitor”, disse a madrinha do menino, Polly Alves, ao site Razões para Acreditar.

Toda a decoração e identidade visual da festa foi feita em casa, com participação da família toda, mãe, pai, madrinha, avós, tudo feito e pensado com muito carinho.

“Depois que nós descobrimos a condição do Heitor, decidimos nos aprofundar no assunto, tentar entender um pouco mais para saber como ajudá-lo. Na nossa família, muitas pessoas ainda não sabem o que é o autismo, meu pai pensou que seria uma chance de explicar para os outros sobre a condição, sobre como o Heitor é. Todo mundo ficou surpreso e emocionado”, explicou Vanessa Alves, mãe da criança.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também: 

Vídeos de animação explicam assuntos complicados para crianças 

Quatro dicas para ensinar empatia às crianças 

5 livros que amamos sobre empatia