Uma pesquisa brasileira divulgou que a cada quatro mulheres, uma apresenta sintomas de depressão pós-parto no período de 6 a 18 meses depois do nascimento do bebê. O estudo foi desenvolvido pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

O trabalho foi o maior estudo a respeito de parto e nascimento no país já feito. Coordenado pelas pesquisadoras Maria do Carmo Leal e Silvana Granado, apontou um número excessivo de cesarianas (52% no total, contra 88% no setor privado) e também a insistência de intervenções dolorosas e desnecessárias no parto (como a episiotomia e a manobra de Kristeller, uso de ocitocina, menor frequência da utilização de analgesia obstétrica, dentre outros).

"Sabíamos, por exemplo, da associação entre a cesariana e o desenvolvimento do transtorno de estresse pós-traumático, mas não era isso que desejávamos analisar. O que ainda não havia sido investigado era se tal modelo de parto, com muitas intervenções desnecessárias, poderia ser um desencadeador do quadro depressivo dessas mães. Esse foi um dos pontos de partida da pesquisa”, contou Mariza.

"As mães que apresentaram sintomas de depressão pós-parto, de acordo com o modelo final da análise, são da cor parda, de baixa condição socioeconômica, com antecedentes de transtorno mental, com hábitos não saudáveis, como o uso excessivo de álcool, paridade alta e que não planejaram a gravidez", explicou a pesquisadora.

Uma coisa que chamou a atenção dos estudiosos foi que as mulheres que desenvolveram sintomas de depressão foram aquelas que avaliaram o atendimento como pior. "Elas tiveram probabilidade duas vezes maior de apresentar os sintomas depressivos do que aquelas que avaliaram como muito bom", finalizou. 


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Contato entre bebê e pais pode ajudar no tratamento da Síndrome de Abstinência Neonatal, segundo estudo

Mãe posta carta no Instagram para falar sobre aceitação do corpo pós-parto 

Aplicativo pretende prevenir depressão materna e tem tudo para ser um sucesso