Ultimamente, muitas mulheres tem optado pelo parto domiciliar em vez de fazê-lo em um hospital. Tem quem apoie, mas muita gente ainda duvida e questiona se essa técnica é realmente confiável. E se a gente te falasse que as taxas de segurança são iguais? Pois é! Um grupo de pesquisadores de diferentes partes do mundo decidiu esclarecer essa questão!
O estudo foi conduzido pela Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá, e publicado pela revista The Lancet 's Clinical Medicine usando dados de 21 estudos publicados desde o ano de 1990 comparando o resultado de meio milhão de partos que aconteceram em casa com partos hospitalares na Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Holanda, Japão, Austrália, Canadá e Estados Unidos.
A pesquisa examinou principalmente a segurança do local de nascimento, os riscos de morte no primeiro momento de vida do bebê e nas primeiras quatro semanas. Eles não conseguiram encontrar nenhum resultado clínico que mostra a diferença entre os grupos domiciliar e hospitalar. A conclusão do grupo foi que mães que decidem parar na própria casa, contanto que tenham acompanhamento de especialistas, não têm maiores chances de morte perinatal ou neonatal em comparação com outras mães que decidem fazer no hospital.
Por: Izabel Gimenez, filha de Décio e Laura
Leia também:
Ame seus filhos de maneira única
Amor de mãe deixa criança mais inteligente
Amor paterno é fundamental para criar uma filha segura e feliz