Théo, tem 4 anos e chama a bisavó, dona Francisquinha Alves, de 85 anos, de Babah. Os dois convivem de forma inspiradora no Rio de Janeiro, cidade onde moram, já que ele tem autismo e ela Alzheimer.

Mesmo com a diferença de idade e das condições de cada um, eles tem uma relação muito boa, em que se ajudam e brincam todos os dias. “Quando a bisa está muito agitada, Théo coloca música pra ela ouvir no Youtube. Eles montam peça de lego. Desenham, pintam, cantam cantigas de roda…”, falou o amigo, Eric Francato, em entrevista para SóNotíciaBoa.


A relação dos dois é tão boa que o livro mostra como eles fazem dar certo (Foto: reprodução/ SóNotíciaBoa)

Ele contou que diversas vezes o menino ajuda a com a memória da bisa, que está afetada pelo Alzheimer. “Conversar é difícil porque ela tem Alzheimer, mas ela fica lúcida quando ele corre perigo na calçada, ou sobe no sofá”, disse.

A história dos dois é tão impressionante que virou livro, que é contado na visão do Théo. “É um projeto de livro infantil que fala sobre o Alzheimer. Todo dia a Cláudia Alves, avó do Théo faz vídeos contando como é o dia a dia da família. Todos moram juntos”, esclarece Eric.

O objetivo do livro é inspirar as pessoas: “É vital expor para as crianças o convívio com a avó ou bisavó que tenha Alzheimer, principalmente na visão de um menino com autismo”, contou.

Eric conheceu a família do Théo por meio internet. “Pelo canal deles do Youtube. Comecei a editar uns vídeos pra eles e criamos uma grande amizade”, disse o escritor. O livro Minha Bisa Tem Alzheimer está pronto e quem quiser pode adquirir pelo Catarse.

 

Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Amamentação exclusiva: um ato de amor que não dá para abrir mão

3 benefícios de ler para os bebês durante a gravidez