Um médico encontrou uma forma super diferente de tranquilizar as criançasque tem que passar por algum procedimento cirúrgico. O Dr Robert Parry é diretor do departamento de cirurgia pediátrica do Akron Children’s Hospital, nos Estados Unidos, e tomou a decisão de cuidar pessoalmente dos curativos de cada uma das crianças que são seus pacientes.

Tendo a consciência  que as crianças ficam assustadas quando precisam passar por uma cirurgia, o médico promete para cada um uma surpresa quando acordarem da anestesia. Ao invés de utilizar os curativos mais tradicionais, o próprio médico faz diversos desenhos supercoloridos e criativos no material que vai ser usado.

A iniciativa simples passou a ser um marco na carreira de Robert. Na página oficial do hospital no Facebook, um post diz: “embora a caneta não possa ser mais poderosa do que o bisturi, o cirurgião pediátrico Dr Robert Parry sempre pega um momento para se certificar de que o curativo não será a última imagem da criança após a cirurgia. Ele sempre os surpreende com um curativo desenhado à mão, com um personagem que ela goste”.

 O médico falou em uma entrevista para o CafeMom que a inspiração partiu de um outro médico com quem trabalhou. Aquele outro doutor começou a cortar os curativos em diferentes formatos, e ganhava sorrisos dos pacientes menores e de seus pais.

“Eu sempre gostei de arte, mas nunca imaginei que poderia fazer parte da minha carreira na medicina”, falou Robert.

Cada curativo demora mais ou menos 5 minutos para ficar pronto. A maior parte deles é feito enquanto os pacientes estão acordando e são eles que escolhem a imagem. Na lista dos desenhos mais pedidos estão: personagens da Disney e super-heróis. “A resposta realmente é maravilhosa. Eles ficam distraídos e empolgados ao verem o desenho que pediram, os pais ficam felizes e a equipe médica também”, disse.

“Operei mais de 10 mil pacientes e todos que precisaram de curativos conseguiram um desenho. Desde recém-nascidos até adolescentes. Não me lembro de alguém que não tenha gostado, não importa a idade. No final, é divertido e fazer isso faz com que todos se sintam bem, inclusive eu. Simples assim”, falou o doutor que desenha em curativos desde 1996. 


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também:

Amamentação exclusiva : um ato de amor que não dá para abrir mão

O que pode e o que não pode durante a gravidez

5 cuidados simples para ter com a pele da barriga durante a gravidez