Seu filho tem o hábito de fazer muitas perguntas? E ele já te fez alguma questão que você não soube responder? As crianças têm o costume de questionar tudo e todos à sua volta. Coisas como, de onde os bebês vêm? O que é a sombra?, são mais do que comuns durante o desenvolvimentos das crianças.  As perguntas são muitas, e é mais do que natural que as famílias sintam dificuldade em responder todas elas, principalmente quando envolvem assuntos mais complexos. 

Por que as crianças perguntam?

As perguntas mostram a curiosidade das crianças em compreender o mundo num todo. Mesmo com os adultos sempre tentando ajudar os pequenos a descobrirem novas curiosidades, as crianças tendem a querer fazer as descobertas por conta própria. 

Esse hábito é mais do que comum no desenvolvimento infantil. Ao mesmo passo que podem sair perguntas interessantes e supercriativas, muitas vezes perguntas que acabam deixando os pais sem saber o que fazer ou até mesmo constrangidos.   

Qual a relação entre o desenvolvimento e o hábito de questionar?

De acordo com diversos psicólogos, do nascimento até os dois anos de idade, os bebês passam pelo período sensório-motor. Nessa etapa, seus filhos descobrem o mundo e apesar dos questionamentos às vezes não serem verbalizados as crianças tendem a demonstrar as curiosidades.

A partir dos dois anos de idade, as crianças entram no período pré-operatório, e nesse momento elas começam a desenvolver a linguagem, que é uma ferramenta da criança para se comunicar com o mundo. E a partir desse momento os ‘porquês’ e os ‘comos’ vem com tudo.

De onde esses questionamentos vêm?

Na infância, as crianças buscam os porquês e os motivos daquilo que faz parte do dia a dia , já que existe a curiosidade em descobrir sobre aquilo que estão vivendo. Nesse ponto, é importante perceber que há sempre um caráter egocêntrico envolvido em tais questionamentos: a criança usa a si mesmo como ponto de referência, portanto muitas perguntas são fruto das suas vivências pessoais com o mundo.

Quantas perguntas as crianças fazer por dia?

Essa pergunta é difícil de responder, já que são tantas que vocês, pais, até perdem a conta. uma pesquisa feita em Londres estipulou que em um único dia uma criança chega a fazer cerca de 300 perguntas. A pesquisa também afirma que o horário em que os pequenos mais tem dúvidas é no momento das refeições. 

Como lidar com as perguntas das crianças?

A melhor dica é demonstrar interesse pelas dúvida do seu filho, isso só vai incentivar ele a descobrir o mundo e a procurar soluções para as próprias perguntas. É muito mais produtivo ver seu filho desenvolvendo do que se desanimar pela quantidades de perguntas.

Dessa forma, é mais do que importante que os pais também dediquem tempo para ampliar o repertório e ajudar na hora de responder às crianças. É bom ter cuidado para responder os pequenos, nada de complicar demais ou deixar de responder o que o seu filho perguntou. Mas vale lembrar que é bom adaptar as respostas de acordo com a idade dele. 


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Criança segue exemplo, não conselho

Usar diminutivo com seu filho pode afetar o aprendizado na infância