Um menino de apenas 9 anos do Quênia ganhou reconhecimento do presidente depois de demonstrar a criatividade em uma invenção que ajuda a prevenir a transmissão do coronavírus. O mecanismo é uma pia pública que foi feita com objetos simples

Stephen Wamukota usou um balde, pedaços de madeira e ferramentas básicas para colocar em prática a ideia. Ele criou uma pia que funciona a partir de dois pedais, portanto as pessoas podem acioná-la com os pés e ao lavar as mãos não correm o risco de encostar e contaminar o local. 

Stephen lavando as mãos no mecanismo que criou (Reprodução/BBC)

Em entrevista à BBC, James, pai do menino, contou como surgiu a invenção. Stephen se inspirou ao assistir um programa que explicava como evitar contrair e disseminar a Covid-19. "Eu tinha comprado alguns pedaços de madeira para fazer uma moldura na janela, mas quando cheguei do trabalho um dia, descobri que Stephen havia feito sua máquina. Estou muito orgulhoso", disse o pai. 

As fotos da construção da criançaviralizaram no Facebook e ele, além de pretender produzir mais pias como a primeira, afirmou que sonha em se tornar um engenheiro. Por isso, o governador do estado onde mora prometeu uma bolsa para quando Stephen tiver idade para começar a faculdade. Até mesmo o presidente queniano soube da ideia e resolveu conceder ao menino o Prêmio da Ordem de Serviço Presidencial do mês.

Segundo Stephen, a pia que criou pode ser usada no mundo inteiro para ajudar a conter a disseminação da nova doença. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Crianças que viralizaram com vídeo de abraço estampam roupas como símbolo do antirracismo

Irmã tem ideia genial para acolher irmão que precisa usar capacete

Crianças fazem desenhos de arco-íris e espalham esperança ao redor do mundo