O momento em que a criança está no colo dos pais é um momento mais do que especial. O contato pele a pele nesse momento não apenas incentiva esse vínculo entre você e o bebê, mas também exitem outros benefícios nos quesitos de saúde e desenvolvimento no futuro da criança.

Efeito calmante

O ato de tocar ajuda de forma instantânea o bebê a relaxar, acalmar e chorar menos. Após crescer e se desenvolver na barriga da mãe, os bebês gostam de ser abraçados, embalados, acariciados, ou qualquer coisa que possa permitir que o recém-nascido se sinta acalmado pelo toque dos pais. O contato físico também pode reduzir o estresse para a mãe.

Sentimento de segurança

O toque é uma das coisas que ajuda o bebê a se sentir seguro. À medida que você se relaciona com seu bebê, e vai reconhecendo às dicas dele, ele vai desenvolver um apego, que oferece muitos benefícios ao longo da vida, como a capacidade de desenvolver relacionamentos e se sentir confiante em relação a si mesmo. Um bebê ainda não é capaz de se comunicar verbalmente, portanto, o contato físico, trás a segurança e o bem-estar para a criança.

Conhecendo você

A massagem é uma maneira incrível de criar uma conexão e compartilhar momentos juntos. Esta massagem suave e tranquila vai deixar o bebê relaxado e calmo, além de nutrir a pele. Fora o momento especial que vai criar entre mãe e filho, que é algo especial. 

Desenvolvimento cerebral

Estudos comprovam que o toque físico entre pais e filhos nos primeiros dias do recém-nascido tem um papel importante no desenvolvimento do cérebro. A pesquisa mostrou que o toque aumenta a capacidade do cérebro de desenvolver um senso sobre o corpo. Outros estudos mostram que esse toque logo no início da vida também incentiva o cérebro do bebê a responder ao afeto.

Para dormir

Muitas vezes é um desafio para os bebês se acostumarem ao novo ambiente e se sentirem relaxados e prontos para dormir. Abraçar e fazer carinho vai acalmar a criança e ajudar ela a se sentir relaxada e mais propenso a pegar no sono mais tranquilo. Outra ótima dica é tomar uma banho na temperatura adequada, isso também vai ajudar na hora de fazer o bebê dormir.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Bebê amamentado = bebê inteligente. Conheça o estudo

Três estudos apontam os efeitos que as telinhas podem ter nas crianças

Na contramão do digital: estudo aponta que estudantes aprendem mais quando leêm conteúdos impressos