A culpa é um sentimento mais do que comum entre os pais, principalmente entre as mães. Mostramos 7 coisas que fazem mães e pais se sentirem culpados, mas não deveriam.

Não amamentar

Você não precisa se preocupar com isso, está tudo bem. O seu filho com toda certeza vai adorar mamadeiras e você não tem o porque se sentir mal ou culpada por isso.

Deixar as crianças assistirem TV

Não fique preocupada ao ler coisas que mães escrevem dizendo que jogou fora a TV de casa e que as crianças mudaram o comportamento imediatamente. Óbvio que existem alguns limites, mas você não precisa sentir culpada por deixar os pequenos assistirem os programas favorito deles.

Trabalhar

Se você precisa trabalhar, mas não quer ou quer trabalhar menos para ter mais tempo com seus filhos, ou quer trabalhar porque gosta e te faz bem, mas acredita que isso torna você uma mãe ruim. Pronto, tudo feito para você sentir culpa.

Mas não tem nada de errado. Você não precisa se culpar por isso. Com certeza você vai arrumar um tempo para ficar com os filhos e ainda sim trabalhar.

Tirar um tempo para você mesma

Por que nós pensamos sempre em um dia de spa ou naqueles cinco minutos para ler um livro ou descansar, mas quando nos afastamos da família a culpa nos consome.

Você não precisa sentir culpa por isso! Ter um tempo para si mesma é necessário e muito saudável.

Não conseguir preparar lancheiras perfeitas dignas de postar no Instagram

Não pense nas redes sociais, deixe isso de lado. Você não precisa se torturar tentando fazer tudo perfeito. Se você sabe fazer um bom e simples sanduíche de presunto e queijo, faça isso! Certamente seu filho vai adorar, e você vai se sentir recompensada por isso.

Não ter uma casa perfeitamente limpa

Normalmente todas as mães, quando recebem convidados em casa, gostam de ter ela limpa. Mas fica tranquila! Você não precisa passar dias e noites limpando a casa apenas porque a vizinha apareceu para tomar um café da tarde.

Não fazer bolos de aniversário

Algumas mães são mais do que talentosas e sabem fazer bolos gigantes e superdecorados para comemorar o aniversário dos filhos e isso é muito legal. Mas se você não consegue ou não sabe, está tudo bem. As crianças só querem um bolo. Então tudo bem ir até a padaria ou o mercado e comprar um bolo pronto, o momento vale mais do que qualquer bolo que você saiba ou não fazer.

 

Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Amamentação exclusiva: um ato de amor que não dá para abrir mão

3 benefícios de ler para os bebês durante a gravidez