Nesta quinta-feira, 15 de outubro, comemoramos o Dia do Professor. A data especial, além de celebrar os educadores que dedicam a vida a nos ensinar, coloca em pauta a importância deles para as crianças e para o futuro do nosso mundo. Quanto mais nossos filhos aprendem, mais buscam por mudanças positivas. Esse é só um dos grandes motivos que fazem um professor ter papel fundamental em toda a sociedade.
Assim como outras áreas que foram afetadas, esses profissionais estão tendo que enfrentar vários novos obstáculos na carreira desde o início da pandemia de coronavírus. A necessidade de distanciamento social levou ao fechamento das escolas e por consequência, professores, alunos e familiares precisaram descobrir como se adaptar ao ensino à distância. De acordo com informações do Jornal Extra, já são mais de 200 dias longe dos estudantes.
É claro que esse desafio das aulas online não foi fácil para ninguém, mas podemos enxergar um detalhe otimista: a valorização do trabalho dos educadores. Os pais perceberam o quanto a presença desses profissionais é significante na vida das crianças e como é difícil se acomodar à ideia de que, por muito tempo, a teríamos somente na tela de um computador.
Aos poucos, estamos voltando à rotina normal, ou o que chamamos de novo normal. Algumas escolas no Brasil já reabriram, outras se preparam para funcionar em breve. Mas independente disso, reforçamos que a educação não acaba no horário escolar, ela vai muito além.
Os professores não simplesmente aparecem na frente de uma lousa, ditam um conteúdo e a tarefa acaba ali. São eles que têm nas mãos a missão de ajudar os estudantes a criarem e descobrirem um caminho próprio, com autonomia e conhecimento, com uma visão ampla de todas as oportunidades e possibilidades.
Todo esse compromisso anda lado a lado com a educação familiar. É em casa, com pai, mãe, ou qualquer outro responsável, que as crianças vão aprender valores, regras e princípios. A partir da união entre família e escola, que ajudamos nossos filhos a se encontrar. Por isso, a boa relação com os professores é indispensável.
Não tem problema se acontecerem divergências de opiniões, isso é mais do que normal. O importante é manter o diálogo aberto. A comunicação é a porta de entrada para que essa parceria funcione e alcance o melhor resultado possível para os alunos. Então, hoje, aproveite o dia para, junto de toda a família, refletir e valorizar a presença dos professores no dia a dia do seu filho. Eles fazem toda a diferença!
Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo
Leia também:
Aulas online: o contato entre família e escola pode melhorar o aprendizado
Conheça uma escola de Fortaleza que coloca o currículo escolar em prática através da natureza
No Dia Internacional da Música, conheça os benefícios que ela traz para a família toda!