Atualmente a gravidez das mulheres que tem mais de 40 anos não tem mais causado tanto espanto.  A gravidez em qualquer idade tem pontos positivos e negativos. Não tem como mentir que as chances de engravidar depois dos 40 anos são muito menores, pois a reserva de óvulos diminui drasticamente com a idade.

Fora isso, os óvulos que estão mais velhos estão mais propensos a desenvolver problemas, e sendo assim acaba aumentando o risco de aborto e anomalias no nascimento. A mulher também tem mais chance de ter pressão alta, diabetes ou outras doenças que deixam a gravidez sendo classificada como de risco.

Porém, o que muita gente não sabe é que se a gestante não apresenta problemas de saúde como a diabetes e a pressão alta, essa gravidez entre os 35 e os 40 anos ainda não é considerada como de alto risco, mas alguns médicos pedem por um acompanhamento mais cauteloso.

Alguns dados que foram divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro em 2011 confirmaram que a hipertensão realmente atinge mais as mulheres que são mais velhas. Entre os 18 e os 24 anos, apenas 8% delas têm a doença, contra 50% das que estão na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.

Mas, muitos médicos dizem que as mulheres que mesmo com mais de 40 anos sendo saudável podem ter uma gravidez tão tranquila quanto as mães mais jovens. Mais do que a saúde durante a gestação, a maior preocupação da maternidade com idade mais avançada é a dificuldade para engravidar.

De acordo com os dados do Data SUS (Tecnologia da Informação a Serviço do Sistema Único de Saúde), o número de gestações entre mulheres de 35 a 39 anos muito mais do que duplicou entre 1994 e 2016, tendo um aumento de 103,51%, ou seja, de 151 foi para mais de 307 mil gestações.

Dos 40 aos 44, o crescimento foi de 77,94% e mesmo entre 45 aos 49 anos foi observado um crescimento de 11,77%. Nesse mesmo período, o número de gestações entre as mulheres de 20 a 29 teve um aumento de apenas 1,48%.

Muitas mulheres procuram um equilíbrio maior entre os diferentes aspectos da vida e veem a chegada de um filho como uma transformação gigante na vida. Por isso muitas buscar ter uma maior estabilidade e assim vão deixando a ideia de ter um filho para depois.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Amamentação exclusiva: um ato de amor que não dá para abrir mão

3 benefícios de ler para os bebês durante a gravidez