Um estudo da Universidade da Califórnia descobriu recentemente que os olhos dos bebês quando ainda estão na barriga da mãe funcionam de uma maneira diferente do que se pensava e que a retina pode desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento cerebral e comportamental.

A princípio, se pensava que as células da retina que estão em crescimento no bebê que ainda está no útero ajudavam a desenvolver o relógio corporal da criança, que também conhecido como ritmo circadiano. Mas, agora com essa pesquisa os estudiosos descobriram que essas células da retina que são sensíveis à luz têm podem ser responsáveis por muito mais.

A equipe de pesquisa descobriu também que as células da retina  fazem parte de uma rede que faz com que a retina se torne mais sensível à luz do que se pensava inicialmente. E não apenas as células são mais sensíveis à luz, os pesquisadores também perceberam que as células usam essa rede interconectada para conversar umas com as outras e muito provavelmente ajudar com outras funções de desenvolvimento.

As células inteligentes estão fazendo isso de maneiras que os cientistas não imaginavam antes. Enquanto algumas delas estão se conectando ao relógio biológico, outras estão fazendo coisas recém-descobertas. O estudo verificou que algumas células da retina fetal se conectam à perihabenula , que regula o humor, outros se conectam à amígdala, que processa emoções . 

Marla Feller que é professora da UC Berkeley e foi quem guiou essas descobertas, afirmou: "Nós pensamos que eles (filhotes de ratos e feto humano) estavam cegos neste momento do desenvolvimento". Pensávamos que as células ganglionares estavam lá no olho em desenvolvimento, que estavam conectadas ao cérebro, mas que na verdade não estavam conectadas a grande parte do resto da retina. Agora, acontece que eles estão conectados um ao outro, o que foi uma coisa surpreendente”.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também:

Amamentação exclusiva : um ato de amor que não dá para abrir mão

O que pode e o que não pode durante a gravidez

5 cuidados simples para ter com a pele da barriga durante a gravidez