Se você já se sentiu mais inteligente depois de dar à luz seu filho, fique tranquila: nao e coisa da sua cabeça!  Uma pesquisa publicada no periódico Proceedings of the National Academy feita pela Universidade de Oslo, na Suécia, descobriu que depois das mulheres engravidarem, o cérebro delas funciona de outra forma como se tivessem “mais jovens” do aquelas que nunca viveram uma gravidez

O estudo foi feito com 12 mil pacientes, sendo  9 mil mães e 3 mil não,  observando as diferenças entre as massas cinzentas e mostrou que as mulheres que já tiveram bebês apresentam um cérebro é cerca de seis meses mais jovem do que das outras que não engravidaram. E tem mais: de acordo com a pesquisa, aquelas que tiveram cinco filhos ou mais apresentaram uma quantidade ainda melhor. Que demais, né? 

Os especialistas explicaram que isso acontece por conta do hormônio estrogênio, que é produzido em maior quantidade durante a gravidez. “Os resultados sugerem que muitas alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, principalmente no cérebro, podem persistir além do parto e influenciar o envelhecimento neurobiológico”, afirmou. “Mulheres que têm filhos biológicos podem se beneficiar de efeitos positivos disso no futuro, os hormônios liberados na gravidez e parto parecem ter um efeito protetor em relação ao cérebro”, disse a autora do estudo Dra. Ann-Marie de Lange.


Por: Izabel Gimenez, filha de Décio e Laura

Leia também:

Cientistas provam poder do afeto sobre o cérebro das crianças

Brincar para turbinar o cérebro

Culpa, não: 7 dicas para lidar com esse sentimento depois da maternidade